quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Agora ou nunca

Estou farto de ouvir comentar, que o sistema capitalista tendo por base a iniciativa privada, e que o retirar ao estado a sua intervenção na regulação do mercado, é o sistema que devemos apoiar e que se identifica mais com a democracia e a liberdade para todos.
Mas até hoje o que eu tenho visto é que este sistema se apoia em estruturas que são dominadas pelo grande capital, cuja finalidade é o lucro a qualquer preço, suportado por uma arrogância desmedida.
Desde a revolução industrial que o capitalismo tem criado crises cíclicas, umas mais graves que as outras, e com recuperações bastante dolorosas.
Para se ultrapassar as crises, exige-se sempre que sejam os trabalhadores, ( os que menos culpa têm no aparecimento dessas crises), que façam cada vez mais sacrifícios e abdiquem dos seus direitos e regalias, em contrapartida de não se mexer em nada no sector do grande capital, e assim deixarem tudo na mesma, o que tem feito que as crises mais tarde ou mais cedo voltem a aparecer.
Hoje estamos a viver mais uma dessas situações, e o que vemos é a subida galopante do desemprego, o aumento da miséria e da fome. E pelos vistos nada vai mudar, o grande capital vai paulatinamente recuperando os seus lucros á custa da miséria do povo e quando se voltar a entrar numa dinâmica de maior desenvolvimento, começa-se a distribuir umas migalhas e volta tudo ao mesmo.
É preciso dizer basta, não se pode voltar a cometer os mesmos erros. Tem de ser construída uma nova sociedade que não continue na exploração desenfreada de quem trabalha. Temos de criar novas instituições que baseiem o seu trabalho na solidariedade entre os homens e que seja legislado de maneira que não possa ser possível criar estruturas económicas que só tenham por base o lucro, esquecendo a parte social que essas instituições têm de respeitar.
É tempo de todos gritarmos bem alto BASTA, porque é agora ou nunca, pois e eu tenho vergonha de deixar esta sociedade ao meu filho e pensar que afinal não valeu de nada por cá andar. Espero que outros o tenham também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário